Quem é que nunca quis dar uma boa primeira impressão?
Você está cuidando da sua imagem?
Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica e, talvez não tenha uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.Cientistas afirmam que, nos primeiros trinta segundos de um encontro, a mente humana é capaz de formular até 200 impressões. Na maioria das vezes são as mais duradouras. Não que nunca poderemos modificá-la, mas o esforço empregado em se reposicionar para ajustar ou desfazer uma primeira impressão equivocada é infinitamente superior ao esforço de mantermos a que já está consolidada.
É de tudo isto que vem a atitude de cada um de fazer certo na primeira vez. ATITUDE é a palavra certa para o entendimento e a ASSERTIVIDADE é a palavra certa para o resultado.
A impressão que causamos pode ser a partir de sinais silenciosos, como expressões faciais, roupas e características físicas, e é por isso que uma expressão equivocada, uma roupa desalinhada pode surtir efeitos catastróficos em um primeiro encontro.
Mas será mesmo que a primeira impressão é a que fica? Para mim, essa é uma questão relativa, como quase tudo nesta vida.
Acho perigoso rotular alguém pela primeira impressão que ele nos causa, principalmente quando é ruim; eu mesma já conheci pessoas com quem não simpatizei em um primeiro momento, mas que depois conheci melhor e mudei radicalmente minha opinião. O contrário também acontece com frequência. Temos uma primeira impressão ruim de um colega de escola, por exemplo, e, quando o conhecemos melhor, só reforçamos essa tese.
Bem, por hoje é só. Até a próxima!
Bem, por hoje é só. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
(: