É, está certo sim, duas resenhas do mesmo livro. É que uma de nossas tarefas bimestrais, é que cada uma de nós têm de produzir uma resenha sobre este livro. Então não se assuste se mais duas vierem por aí.
Bem, este é um livro de ficção científica escrito pelo autor escocês Robert Louis Stevenson e publicado originalmente em 1886. Trata sobre um advogado londrino chamado Gabriel John Utterson, que investiga estranhas coincidências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o misantropo Edward Hyde.do Dr. Henry Jekyll.
As coisas começam a se complicar primeiramente com Dr. Jekyll que ao sentir a vontade de ser "outra pessoa", prepara uma experiência e a usa em si mesmo. A partir desse momento luta contra si pela "posse" de seu corpo.
Digamos que Robert Louis Stevenson não tenha se destacado muito com essa versão que lhes apresento no lado direito da tela.
Porém, as vezes chego a descordar comigo mesma. Porque penso da seguinte forma: a ideia de enredo é boa. Mas a narrativa, não chega a tal. Vejam se conseguem concordar comigo: Não é interessante uma história sobre um cara que bebe uma "parada" e se torna um monstro? É assim que eu pensava, mas quando li o livro, achei ruim o modo como se passa a história. É confuso e não me prendeu em quase nenhum momento, como aquele em que os dois amigos conversam entre si quando passam à frente de uma porta.
A maioria dos alunos desprezam a ideia de o livro ser realmente bom, mas talvez não perceberam que está e faz sucesso presente ou baseado em vários filmes ou desenhos animados:
No episódio "Hyde and Go Tweet" de Frajola e Piu-Piu (segmento de The Looney Tunes Show), o gato e o passarinho vivem uma aventura assustadora no escritório do Dr. Jekyll, que transformou-se numa criatura sinistra ao ingerir uma bebida que acabou de inventar. Piu-Piu toma a tal poção e também sofre uma mutação assustadora: um imenso pássaro amarelo com impulsos nada amistosos.
O episódio chamado "Dr. Jekyll and Mr. Mouse" de Tom e Jerry, 1947.
O episódio "Hyde and Hare", do desenho do Pernalonga, de 1955.
No episódio "Arthur's Almost Live Not Real Music Festival" de Arthur, o personagem Cérebro mostra seu vídeo musical chamado "Jekyll & Hyde".
No episódio "Dupla Personalidade" de Monster High, de 2011.
O personagem da série Monster High, Jeckson Jekyll, que seria o filho do dr. Jekyll. Ele também se transforma em Holt Hyde.
E também nos Quadrinhos:
O Incrível Hulk, da Marvel Comics é o exemplar mais clássico de adaptação tanto de O Médico e o Monstro quanto de Frankenstein.
Mister Hyde, outro personagens da Marvel Comics, é uma adaptação mais literal do personagem do romance.
A obra Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Guido Crepax.
Na graphic novel de Allan Moore, A liga extraordinária, na qual vários personagens clássicos da literatura são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta, Dr.Jekill/Mr.Hyde é um dos protagonistas, numa versão bem mais monstruosa e exagerada do personagem original.
Quanto ao livro, eu diria que é uma história a ser refletida e debatida, e pra quem quiser ler fica a dica.
Vou ficando por aqui e deixando minha opinião sobre o livro. Espero não os ter confundido, porque aliás, os adolescentes são confusos (rs) Até a próxima!
Thayná Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
(: