Tupac Amaru Shakur

   A parte tão legal chegou. Eu estou sendo irônica, poesia não é minha praia, mas leio quando sou obrigada. As poesias obrigatórias não são aquelas para ler na escola, poesias obrigatórias são parecidas com livros de amigos próximos, você é obrigado a ler por causa do seu amigo. Eu postei sobre dois livros de poesia aqui e nenhum deles escritos por poetas de profissão.
   O que você considera que entra na parte de poesia? O Rap é ritmo e poesia (ou originalmente Rhythm and Poetry), ele faz parte da poesia para mim e eu gosto muito. Eu resolvi falar sobre Tupac Shakur, eu poderia ter escolhido apenas um poeta de profissão principal, mas eu não sou o tipo de pessoa que escreve sobre alguém que eu não gosto, não conheço e que não tenho interesse, eu realmente me divirto mais escrevendo sobre pessoas que eu gosto, conheço e quero conhecer mais. Eu não estou quebrando regras e a Wikipédia está de prova, tudo é sempre mais divertido e espontâneo quando a gente quer realmente fazer.

OcupaçãoRapper, ator, produtor musical, poeta, roteirista, ativista, escritor

   Eu escolhi escrever sobre ele por causa da admiração que eu tenho. O Rap de verdade está morrendo. As pessoas têm gostado mais do estilo, mas tudo é uma mão errada já que o estilo de hoje se tornou uma mídia manipulável. Rap não é entretenimento, Rap não foi feito para falar de coisas banais, Rap foi criado para defender todo um povo da desigualdade social e eu sinto falta do verdadeiro sentido de tudo. Eu escolhi falar de Makaveli, ele é a maior prova que o que é verdadeiro não pode cair.
   Eu fui procurar saber quer era esse grande homem depois de assistir um documentário na televisão. O Tupac: Resurrection fala um pouco da vida e infância da lenda, eu não tinha escutado nenhuma música dele antes do documentário, mas eu realmente gostei mesmo da parte ativista quando assisti ao documentário. Cara, eu admiro muito os ativistas, eles lutam realmente por uma causa e conseguem fazer com poucos recursos e pouco tempo muito mais do que um político faz em quatro anos no governo. O Tupac fez muito na época, ele levava shows grátis para o gueto e nunca esqueceu de suas origens. 
   A Thayná Amaral disse que eu fujo pra caramba do assunto, eu ia falar um pouco das ações ativistas dele, mas o que interessa é o lado poético.
   Eu pensava que ele só escrevi músicas, mas descobri recentemente algumas poesias e achei um site com várias delas, bonitas e autênticas.
   Tupac Amaru Shakur foi um rapper estadunidense reconhecido por críticos e membros da indústria fonográfica como o maior rapper de todos os tempos. Tupac morreu de insuficiência respiratória e parada cardíaca na Universidade Médica de Nevada e houve até especulações sobre um possível assassinato não investigado.
   O trabalho de Shakur é conhecido por defender a igualdade política, econômica, social e racial. A sua música Changes foi incluída como parte da lista de músicas oficial da igreja do Vaticano.
   Tupac começou a frequentar as aulas de poesia de Leila Steinberg que veio a se tornar sua mentora e empresária. O rapper encontrou dificuldade de manter as amizades de pé e viveu através de poesias escritas em um diário que foi incentivado por sua mãe para ficar fora de problemas.
   O álbum The Rose That Grew From Concrete foi lançado em homenagem a Shakur, várias pessoas famosas presentes no álbum leem as poesias de Tupac.
   Eu não pude mesmo falar muito, eu queria mesmo fazer uma postagem digna, eu tentei não escrever muito e fazer só o que eu tinha que fazer, mas 2PAC realmente merecia mais. Eu recomendo que procure mais sobre o assunto, ele era realmente um grande homem. As entrevistas e documentários mostram bastante do eu do Tupac, ele cresceu no gueto, mas mesmo assim era um cara inteligente, autentico e também um grande profissional, ele era realmente, realmente, realmente um grande cara. A mídia o ergueu e depois tentou derrubar de volta, eu não acredito em algumas acusações sobre ele, não me importa o que diz a mídia a respeito, ele era uma pessoa notável e existiam pessoas que gostariam muito de derrubá-lo, mas pelo jeito não conseguiram, ele continua vendendo discos e mesmo depois de morto ficou para a história, ele não precisava ser mais ninguém, ele era apenas Tupac. 
   Eu encontrei as poesias traduzidas e particularmente gostei muito de todas, você pode sentir a sinceridade nelas e isso é a melhor coisa de tudo. Você pode ler as poesias traduzidas aqui.

E Amanhã?
Hoje está repleto de raiva, abastecido com ódio escondido.
Com medo de ser marginalizado, com medo de um destino comum.
Hoje é construído sobre tragédias que ninguém quer enfrentar.
Pesadelos para humanidade e desgraça moral.
Hoje à noite está cheia de violência, raiva no ar.
Crianças criadas com crueldade, pois ninguém em casa se importa.
Hoje à noite eu deito minha cabeça para baixo, mas a pressão nunca para,
conteúdo da minha sanidade quando estou caído.
Mas amanhã eu vejo uma mudança, uma chance de construir tudo de novo,
construído no espírito com a intenção de coração e idéias baseadas na verdade.
Amanhã eu acordo com fôlego e idéias fortes de orgulho.
Eu sei que eu lutei com todo meu coração para manter o sonho vivo.

R.I.P. Tupac Shakur 
16/06/1971  13/09/1996

Um comentário:

(: