Figuras de Linguagem

   Eu vou ser sincera, não estava muito a fim de fazer essa tarefa, eu odeio coisas acadêmicas e todas essas regrinhas, mas como tenho que fazer para ganhar nota, então, vamos lá!
   Estudei um pouco sobre essas tais figuras de linguagem e descobri que existem diversos tipos de figuras de linguagem, tantos que fico até com preguiça de falar alguma coisa sobre cada uma delas.
   Uma coisa que eu achei curiosa nesses tipos de figuras foi que eu já conheço a maioria, mas eu não sabia realmente que esse contexto tinha um nome específico.
  Outra coisa curiosa é que a maioria das figuras de linguagem têm nomes impossíveis, como por exemplo catacrese,  metonímia e perífrase.
   A intenção da postagem de hoje é falar sobre meu estudo sobre as figuras de linguagem, mas como eu estou morrendo de preguiça, vou colocar como tópicos. Então...

- O que são as tais figuras de linguagem?
   Eu entendi que as figuras de linguagem são expressões não muito utilizadas para dar algum sentimento a uma frase ou texto. A figura de linguagem pode ser usada, por exemplo, quando um colega faz uma pergunta idiota e como resposta você ironiza a situação.

- O que seria ironizar nesse caso específico?
   Ironia também é uma figura de linguagem, uma das mais conhecidas. A ironia é uma confirmação contrária do nosso real pensamento, então ela quase sempre possui aquele tom de deboche.
   Eu vejo que no Facebook, por exemplo, poucas pessoas entendem a ironia, e eu pessoalmente acho uma coisa muito irônica já que todos estão acostumados a ironizar tudo em suas rotinas.
   Vou dar um exemplo que até acontece na sala de aula quase todos os dias:
Aluno: - É pra copiar.
Professor (ou outros alunos): - Não, não, é pra ficar de enfeite. 
   O que acontece nessa frase é que o aluno faz uma pergunta completamente idiota e o professor ironiza debochando com um pensamento contrário. Não ficou muito claro ainda, não é? Eu explico: O professor passa um texto no quadro, o aluno faz essa pergunta idiota, o professor é óbvio que passou o texto para os alunos copiarem, mas isso é uma coisa tão óbvia de modo que o professor resolve zombar da situação falando uma coisa contrária do óbvio.

- Mas a ironia é o único caso de figuras de linguagem?
   Como eu já disse inicialmente, existem vários tipos de figuras de linguagem, muitas dessas figuras nós já conhecemos no nosso dia-a-dia. 
   Vejamos mais algumas figuras de linguagem famosas:

- C O M P A R A Ç Ã O: 
   A comparação é algo que nós fazemos o tempo todo, algo que não percebemos. Quando você chama uma pessoa de flor, por exemplo, não quer dizer que a pessoa seja literalmente uma flor, você só está atribuindo uma qualidade de flor para essa pessoa.

- M E T Á F O R A 
   Metáfora é quase a mesma coisa que comparação, mas não confundam: A comparação compara semelhanças de uma coisa/pessoa com alguma outra coisa/pessoa. A metáfora já é uma palavra com significado de outra palavra, mas que quer dizer a mesma coisa do que a palavra anterior.
"Meu cérebro está queimando."
   Na frase acima eu grifei a palavra queimando, pois essa é a metáfora feita na frase. Quando a pessoa diz que o cérebro está queimando, não quer dizer que realmente está queimando, mas a sensação que essa pessoa tem é a mesma de queimação, como se o cérebro estivesse pegando fogo literalmente.

- O N O M A T O P E I A 
   Todo mundo deve saber o que são as onomatopeias, não é? Eu aprendi na 5ª série, não precisa nem falar, mas só pra postagem ficar completinha vou deixar a minha definição.
   Eu considero tudo quanto é onomatopeia quando um som é transcrito para palavra, por exemplo o barulho de estrondo:
Boon!!!
   Algumas figuras de linguagem desconhecidas:

- C A T A C R E S E
   A primeira coisa que eu pensei quando li o nome foi: "Que porcaria é essa?" Bem, eu entendi que isso é quase uma metáfora, mas é uma coisa parecida com uma coisa que não pode ser de jeito nenhum. Eu sei que não deu pra entender nada, não é? Eu não sei explicar muito bem, mas acho que é quando chamamos uma coisa de outra coisa improvável, como a expressão que sempre utilizamos: Os pés da mesa. A explicação geral é a de que mesa não tem realmente pés, mas sim, estacas de madeira que apoiam a mesa.
   Eu não tinha entendido muito por catacrese, mas acho que quem assiste Chaves vai saber de ponta quando eu disser que catacrese é a mesma coisa que sentido figurado, ou seja, sentido contrário.

- P E R Í F R A SE
   A perífrase acontece quando trocamos o nome de uma coisa por uma qualidade, atributo especial.
Ao leste do vale, ao pé da colina, bela grandiosa, cidade menina.
   Nos lugares que eu vi estava falando do Rio de Janeiro se referindo como Cidade Maravilhosa, então eu pensei em colocar algo mais interessante para nós que moramos em Cruzeiro.
   O que fica ao leste do vale e quem é chamada de cidade menina no hino da cidade? Cruzeiro, you know. A perífrase é a mesma coisa, podendo ser alterada de outra maneira. Um outro exemplo de expressão:
Nova York brasileira.
   A perífrase dessa expressão é São Paulo, conhecida algumas vezes como Nova York brasileira.

-  Você não disse que existiam um monte? Não vai postar as outras?
   Olha, eu estou com um pouco de preguiça de escrever tudo o que eu entendi sobre essa matéria, então só vou deixar um FAQ ótimo onde fala sobre todas (ou quase todas) as figuras de linguagem.

   Então gente, é isso. Eu espero que tenham gostado da postagem mesmo tendo feito com um pouco de pressa, confesso que nem estava muito afim de fazer, mas eu fiz. Enfim, agora vou lá assistir Vampire Prosecutor e logo depois minha Boardwalk Empire, estou na reta final dessa 1ª temporada de VP e não estou muito animada, mas hoje to retomando tudo o que eu estava com preguiça de fazer antes, então vou terminar logo pra torcer que a 2ª temporada seja melhor. Boardwalk tá na mesma, outra que to um pouco desanimada com a temporada, mas uma hora melhora, também está na reta final. Aí eu me lembro dessa frase pra vida de que estou fugindo dos assuntos, mas, you know, "I you can't be a half gangster anymore", bacause... "I got a gun, you got a gun, everybody got a guns". Tá, parei. Eu ainda estou com essas citações na minha cabeça. HUAHUAHUA
   Obrigado por tudo e até a próxima! :D
Leandra Letícia

Um comentário:

(: