Chick Lit

Você sabe o que é Chick Lit?
   Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha". A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. Este gênero é criticado e ao mesmo tempo adorado pelas pessoas, principalmente às mulheres.
    Os mais famosos nesse estilo acabam mesmo virando filme, como aconteceu com O Diário de Bridget Jones, com Renée Zellweger, O Diabo Veste Prada, Sex and the City e Em Seu Lugar com Cameron Diaz e Toni Collette. Recentemente foi a vez de O Noivo da Minha Melhor Amiga (escrito por Emily Giffin).
     Andei pesquisando e encontrei alguns livros que se encaixam no gênero Chick Lit:

                                      



Existem mais categorias do Chick Lit e aqui estão elas:

Mom Lit
Mom Lit, algo como literatura da mamãe, é um subgênero do chicklit cujas histórias têm a temática voltada para a maternidade, gravidez ou sobre a criação dos pequenos. Normalmente estes livros tratam desta temática de forma bem humorada, revelando a loucura que pode ser a maternidade.

Glamour Lit
Glamour lit são os chick lits mais glamorosos, fashion's e por vezes esnobes. Normalmente os personagens estão ligados a grande indústria do entretenimento, seja no cinema, na televisão ou em grandes revistas, apesar de existir a chance de serem herdeiras “podres de ricas”. Esse é um dos subgêneros mais conhecidos e lidos do mundo dos chick lit’s.

Teen Chick Lit
Relata a tumultuada vida dos adolescentes, os dramas do ensino médio, as paqueras com as garotos charmosos, lideres de torcida malvadas, amizades para toda a vida, o drama de escolher uma carreira e mil e uma temáticas que envolvem esta parte tumultuada da passagem para a vida adulta. Um dos gêneros mais difundidos no Brasil, lançado principalmente pelas Editoras Galera Record e Rocco.
Ex: Derby Girl, A garota americana, Diários da Princesa...

Lad Lit
Lad lit é a literatura escrita por homens, cujos personagens principais são do sexo masculino. É claro que esta descrição poderia se referir a dezenas de livros que não se parecem nenhum pouquinho com chick lit, mas neste caso o Lad Lit são livros com narrativas e tons bem parecidos com os de chick lits. Eles retratam uma grande gama de assuntos, desde trabalho, família até problemas amorosos. As vezes esses livros podem ter as perspectivas do ponto e vista masculino e feminino ao mesmo tempo. Este gênero ainda não é muito difundido no Brasil.

Mystery Lit ou Thriller Chick Lit
É o fantástico encontro da literatura divertida e charmosa com toques de suspense e mistério. São livros de mulheres resolvendo assassinatos, driblando o perigo, e claro se divertindo durante todo o processo.

Wedding Lit
Wedding Lit como o nome já diz são livros que contam as histórias de casamentos, madrinhas e os preparativos para o grande dia.

Single City Girl Lit
Single city girl lit, ou literatura das garotas solteiras na cidade grande, é um gênero que envolve: encontros, paqueras, amigos, trabalho entre outros ...

Hen Lit
Hen Lit são os livros que retratam a vida de mulheres com idades um pouco superiores aos da maioria dos chick lits’s. Podem ir do final dos quarenta aos sessenta, e geralmente tratam de temas familiares, guinada sno amor, etc..

Bigger Girl Lit
Bigger Girl Lit, ou literatura de grandes garotas, é um subgênero bastante conhecido e revela o mundo das garotas que estão um pouco (ou bastante) acima do peso, sua vida amorosa, sua relação com o trabalho, a família, e principalmente sua auto-estima.

Fantasy Lit
Fantasy Lit é um dos subgêneros mais recentes do chicklit. Podem ser sobre fadas, viajantes no tempo, bruxas, paranormais, vampiros e tudo que você possa imaginar.

Working Girl Lit
Um gênero que não é considerado oficial, mas que se enquadra na temática de muitos chicklits. São histórias centradas nas carreiras de suas personagens principais, seus problemas no trabalho, chefes e rotina.
Ex: O diabo veste Prada, A vida é uma festa, Samanta Sweet: a executiva do lar, Uma cama para três.

Ethnic Chick Lit
São chick lits que retratam histórias centradas em diferenças sócio culturas de varias etnias e religiões, como: a indiana, a de afro-descendentes, judia, cristã etc...
Não é muito difundida no Brasil.


Bem, hoje eu resolvi trazer algo diferente, espero que gostem. Até a próxima!


                                                                                      Thayná Amaral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(: