Filosofias de Augustus Hill Part. 2

"Oz.  O nome da rua para a Prisão de Segurança Máxima Oswald.  É,  sou eu.  Pensou que eu estivesse morto?  Estou.  Isso não quer dizer que eu não possa mais bater um papo.  Eu passei desta para a melhor,  tenho outra perspectiva das coisas e estou vendo muitos rostos familiares.  Morrer é pior para os vivos do que para os mortos.  A morte só causa dor para aqueles que ficam."  (Augustus Hill,  Oz)

   Eu estou de volta! Eu disse que voltaria a fazer a segunda parte desse post, pois bem, estou aqui. Se você ainda não leu a primeira parte clique aqui.

Prisioneiro #95H522.  Augustus Hill. Condenado em 06 de Novembro de 1995.  Posse de substâncias ilegais, homicídio.  Pena: Prisão perpétua.  Liberdade condicional em 20 anos. 
S05E08 Impotence
   Cheguei na ultima temporada de Oz. Acredito que o Tom Fontana estava com pressa para escrever a temporada, foi uma temporada fraca e arrastada.
   A voz da verdade, Augustus Hill, morreu ao final da temporada anterior. Quem narra os episódios na ultima temporada? O morto é que fala... É, parece estranho, mas faz todo o sentido para ser o nome do primeiro episódio da 6ª temporada. Augustus ainda dá uma breve introdução sobre a narração dos outros prisioneiros, é um fato a se comemorar.
   A primeira parte foi uma revisão das narrações de Augustus até a 3ª temporada. A segunda parte vai ser mais sobre minha opinião em cima das citações da 4ª temporada em diante. 

"Escute.  É por todos os ciganos, videntes,  cartas de tarot e tabuas que sua vida é sua merda de vida. Não,  corrijam isto.  Há uma pessoa que diz o futuro dos vivos e tem razão 100% das vezes.  Quem é esse mágico filho da p***?  Ele se chama "juiz".  Em Oz ele nos deu nosso futuro.  O futuro não é nada brilhante."  (Augustus Hill,  Oz)

   Eu concordo, quem não? Existem sempre falsos videntes que preveem um futuro nas ruas, mas isso ainda remete as falsas profecias. Existem pessoas que acreditam nessas previsões, é a escolha de cada um, mas eu acho isso tudo uma grande mentira para ganhar dinheiro. O juiz tem o poder de escolher o futuro dos vivos, mas ele não tem o poder de decidir o futuro de quem irá destinar.O juiz não faz o nosso futuro, nós fazemos.

"Suponho que não importa o que escrevem no obituário,  porque não estará lá para lê-lo.  A impressão se apaga,  o papel se desintegra.  A marca que deixa deverá ser a mais profunda.  A marca que deixe deverá ser na alma de outra pessoa."  (Augustus Hill,  Oz)

   Essa frase parece ser uma coisa ruim, parece que o Augustus está dizendo que você precisa deixar uma marca ruim na alma de alguém. Não é sempre que marcar a alma de alguém é algo ruim. É claro que existe a possibilidade de marcar alguém com algo ruim, mas também deixar uma boa marca. É sempre melhor que as pessoas se lembrem de você por algo bom, mas hoje em dia parece irrelevante o número de bons atos que você tenha, eles sempre lembram do pior.

"Nenhuma pessoa será obrigada a se declarar por qualquer delito capital ou de outro modo infame a menos que seja sob a presença ou acusação de um grande jurado.  Isso é parte do quinto artigo da declaração de direitos.  Os dois primeiros artigos recebem toda a imprensa,  liberdade para cultos religiosos e aquela coisa sobre armas,  mas esse quinto artigo é o que temos que citar quando eles nos põe as algemas."  (Augustus Hill,  Oz)

   Oz nos faz aprender História. Oz nos faz aprender Geografia. Oz nos faz aprender Ciências. Oz nos faz aprender Inglês. Oz nos faz aprender Educação Sexual. Oz nos faz aprender Educação Religiosa. Oz nos faz aprender o Sistema Constitucional dos Estados Unidos da América.
   Eu nem coloquei essa frase aqui para reflexão, mas sim para você ficar sabendo que não é obrigado a dizer nada que não quiser quando cometer um delito lá nos EUA. É uma lei bastante produtiva e que muitas pessoas não sabiam. Eu realmente gostaria de saber se tem algum artigo parecido ou sobre a mesma coisa aqui no nosso país.

"A misericórdia é a compaixão que sentimos pela desgraça dos outros.  Ela nos leva a aliviar essa desgraça.  A misericórdia é filha da caridade,  mas irmã da justiça,  porque ambas se tratam do elo invisível que existe entre as pessoas.  A misericórdia é espontânea,  porque a desgraça é involuntária."  (Augustus Hill,  Oz)

   A citação acima soa muito bem, não é? É mais do que digno, é mais do que justo que a citação acima seja importante para mim.
   Eu tenho um prazer de revisar a frase com palavras mais fáceis: Nós sentimos compaixão pela desgraça alheia. A misericórdia nos possibilita aliviar a desgraça de outras pessoas. A misericórdia e a caridade estão unidas, mas também é possível a justiça ser aliada a misericórdia. A misericórdia nasce naturalmente, pois a desgraça também nasce do mesmo modo. 

"É genético ou entorno?  A sociedade procura a resposta fácil,  porque quanto mais complexa seja a resposta,  mais aterrados ficamos.  A raiz da violência é muito mais profunda e mais escura?  A pura maldade.  As criaturas humanas são inerentemente más.  A maldade pode estar colocada dentro,  enquistadas em nossas almas.  Flip Wilson estava costumado a brincar:  "O diabo me fez fazê-lo".  Ele pode estar certo ou possivelmente não."  (Augustus Hill,  Oz)

   A maioria dos cristãos acreditam que o demônio pode ser a raiz da maldade. Eu não sei como é a visão de Deus segundo outras pessoas, algumas não acreditam que ele existe e algumas acreditam cegamente na Lei dos Homens. Eu acredito na visão de que Deus seja a natureza ou a força dela. Sua crença não é importante em tempo de julgamento da maldade, pois seja na Lei de Deus ou na Lei dos Homens, tudo o que você na terra faz, você também tem que pagar. Eu acho na teoria de que a maldade está dentro de todos nós. É natureza humana, só é necessário um importante motivo para que essa natureza se torne evidente para nós mesmo e para as pessoas que nos rodeiam.

"Ganhar ou perder.  Os dois lados da mesma moeda. Ganhar não é sempre bom.  Você recebe de repente um monte de dinheiro.  Eles começam a se preocupar com o jeito que vão gastá-lo,  economizá-lo e investi-lo.  Eles compram todas essas coisas que não necessitam e acabam se culpando.  Perder,  pelo outro lado,  tem um efeito purificador.  Quando não se tem nada e lhe faltam os excessos da vida, é livre."  (Augustus Hill,  Oz)

   Os humanos abusam do dinheiro ganho com coisas que não precisam. As mulheres costumam ter maior espírito consumista, elas se culpam logo após comprarem os sapatos dos sonhos. Eu odeio o consumismo humano, porque minha mãe é uma consumista compulsiva. O dinheiro é coisa boa, mas o consumismo é uma coisa chata. "As coisas que você possui acabam te possuindo.", as palavras de Tyler Durden em decisão de muitas pessoas.

"Quando Cristóvão Colombo chegou até a América, um sacerdote católico vinha com ele. Os sacerdotes seguiram vindo a este moderado  tentando converter os índios, fazê-los beijar o crucifixo, deixassem de fumar e que cobrissem sua nudez. Os índios responderam com grande entusiasmo. Mutilaram, torturaram e queimaram os sacerdotes e logo depois ofereceram os corpos para seus próprios deuses."  (Augustus Hill,  Oz)

   É outra frase não reflexiva. Eu coloquei ela aqui para mostrar a maneira em que os fatos históricos estão presentes nas narrações do Augustus, além de fatos históricos que já conhecemos, existem episódios em que as narrações são sobre vários fatos interessantes, inclusive sobre o sistema carcerário antigo, ciência, religião, vida humana, as passagens da bíblia e todas essas coisas. Oz é muito mais que uma série sobre presidiários. Oz é uma das séries mais produtivas que eu já assisti.

"As Leis dos Homens são arbitrárias,  transitivas.  O que ontem foi legal de repente volta a ser considerado como delito hoje só com a assinatura de algum presidente.  As Leis de Deus,  entretanto,  estão gravadas em pedra.  Não mudam.  Quando quebra as Leis de Deus,  não vai preso,  vai ao inferno.  Queima."  (Augustus Hill,  Oz)

   Eu já falei sobre leis ali em cima. Não importa qual Deus você acredite, não importa se você não segue Deus, mas leis são leis e se você quebra as leis impostas, sempre vai ter uma punição. Deus é um ser impressionante, não é? Existem também as punições naturais. Eu sempre tive a vontade de fazer algum tipo de entrevista com alguns ateus com a ideia de perguntar coisas sobre as punições naturais.

"Juan e Jane decidiram fazer dieta,  comer melhor,  recuperar a saúde.  O que pode ter de mau?  Os estudos demonstram que o estresse que Juan sofre para abaixar seu colesterol pode causar tanto dano quanto o próprio colesterol.  Fixem-se nesses produtos reduzidos em graxa ou desengordurados.  Estão cheios de açúcar.  Enquanto Jane diminui o peso, está elevando seu açúcar no sangue e arriscando-se a ter diabetes."  (Augustus Hill,  Oz)

   Essa citação foi tirada do S05E07 Good Intentions. Logo no início, Augustus cita uma frase que todos nós já conhecemos: "O caminho para o inferno está pavimentado de boas intenções". No final do episódio ele ainda termina dizendo: "Não estou dizendo para desviarem do caminho, mas sim considerar as conseqüências antes de dar o primeiro passo, porque o bom pode se tornar mau em um abrir e fechar de olhos". Eu preciso mesmo dizer mesmo mais alguma coisa?  

"Água engarrafada?  Que merda tem de errado com isso?  As garrafas,  amigos.  São  1.5  toneladas de plástico fabricadas anualmente,  o que implica mais gases tóxicos no ar.  Então,  para voltarmos naturais,  na realidade nos matamos e matamos todo o maldito planeta."  (Augustus Hill,  Oz)

   É outra citação que mostra a razão de gostar de Oz. É do mesmo episódio da citação do episódio anterior. Não tenho mais nada a respeito para dizer, é ler e tirar suas próprias conclusões.
"Eu... Eu... Eu posso sentir minhas pernas."  (Augustus Hill,  Oz)

   Eu disse que poderia recomendar e é óbvio que vou mandar meu selo de qualidade, meus velhos. Eu tenho um DVD com os episódios, mas adoraria que voltasse a passar no SBT ou até mesmo na HBO. É uma ótima série e merece ser vista diretamente pela TV. Oz é a melhor série de todos os tempos. Oz é uma série com cenas de violência, sexo e consumo de drogas, muitas pessoas assistem pelo fundamento de ser uma série violenta, mas existe um outro lado mais inteligente. É, eu estaria sendo hipócrita se dissesse que não gosto das mortes e das cenas de violência na série, mas além de preservar certas coisas, eu também preservo muito mais a inteligência da série em si.
   Oz é uma daquelas produções incríveis da HBO. É uma série com personagens enigmáticos e complexos que são interpretados por excelentes atores. Eu dou meu maior destaque para Eamonn Walker, J.K. Simmons e Adewale Akinnuoye-Agbaje. Os personagens deles, Said, Shillinger e Adebisi, são três personagens completamente diferentes, mas todos eles são interpretados incrivelmente pelos três incríveis atores que fizeram um ótimo trabalho na série. Os humanos ligam muito para as aparências, mas eu cresci aprendendo com meu próprios fundamentos a dar mais valor a qualidade das coisas do que para as capas que encobrem. Oz é a prova de que não precisa ser um galã para ser um excelente ator. Oz também tem seus galãs e devo dizer que atuam muito bem. Eu também já disse que Oz me ensinou um pouco de tudo. Aprendi até Português com Oz. Vendo Oz legendado aprendi as regras da vírgula, pude corrigir palavras em episódios legendados em Português de Portugal e também pude ter a oportunidade de melhorar meu ouvido Inglês ouvindo as frases da legenda que não estavam muito corretas. O meu maior aprendizado foi, com toda a certeza, com as narrações. É uma coisa incrível como eu devoro os episódios e aprendo ao mesmo tempo. Na 4ª temporada, Laws Of Gravity, Famous Last Words, Cuts Like a Knife, Conversions e Orpheus Descending, por exemplo, são episódios que possuem narrações culturais, narrações que nos ensinam algo que nós ainda não sabíamos. Os episódios de outras temporadas também possuem metáforas em cima dos fatos históricos e fundamentos da matéria. Um episódio fala sobre os animais, outro sobre os Vikings, outro sobre os homens da história que foram presos e executados, outro sobre o aumento de pessoas em centros carcerários, outro sobre a impotência sexual entre os homens dos EUA, outro sobre a imprensa e vários outros assuntos muito inteligentes. A princípio não parece que tem muita coisa a ver com o que acontece em Oz, mas é uma outra coisa para se prestar atenção.
   É incrível como eu procuro Oz no Google ou no Tumblr e logo me aparece coisas sobre a tal de Dorothy. Cara, eu sei que é um clássico, mas eu não dou a mínima para uma  garotinha chata seguindo os malditos tijolos amarelos. Emerald City, na série, não é nada como uma cidade mágica após os tijolos amarelos, mas é uma unidade carcerária que tem muito a nos ensinar. 
   Você pode ver a lista de prêmios que Oz e sua equipe foram indicados aqui. É também importante destacar que a maioria das indicações por prêmios de melhor atuação foram para o Kirk Acevedo, ator que interpreta Miguel Alvarez.
   Espero que tenham gostado a postagem. Até a próxima! 
Leandra Letícia

3 comentários:

  1. Admirei muito este blog!
    Queria encontrar o livro de OZ, já procurei bastante na net pra baixar o e-book, mas até agora nada, sei que a probabilidade de encontrar 1 em nossa língua é de 1%, mas encontrando-o em inglês já ficaria muito feliz.
    Se vcs tiverem alguma dica, agradeço muito!
    Abc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Que bom que gostou do blog! (:
      Oz é minha série favorita tipo pra sempre. Eu tenho vontade de ler o livro, mas acho que é quase impossível encontrar em português. Eu tentei traduzir o nome e pesquisar, mas foi sem sucesso também.
      Eu encontrei em inglês no site da Amazon, não sei se eles entregam no Brasil. Lá no site tem vários preços, acho que é por causa dos vendedores do site, cada um vende por um preço. Enfim, se quiser dar uma olhada: http://www.amazon.com/OZ-Behind-These-Journal-Augustus/dp/0060521333

      Excluir
  2. Excelente Blog. sempre pensei em assistir a série pausando para anotar tudo que o Augustus fala, daria um livro realmente.. e deu mesmo! achei a versão dele só em inglês: "OZ: Behind These Walls: The Journal of Augustus Hill" não sei se tem todos os comentários mas deve ser interessante.

    ResponderExcluir

(: