Filosofias de Augustus Hill

Prisioneiro #95H522.  Condenado em 06 de Novembro de 1995.  Posse de substâncias ilegais, homicídio.  Pena: Prisão perpétua.  Liberdade condicional em 20 anos. 
   Oz é uma série de televisão norte-americana produzida pela HBO entre 1997 e 2003. A série tem como proposta de mostrar a vida cotidiana dentro da Prisão de Segurança Máxima de Oswald.
   Você deve estar se perguntando: "O que esse tal de Augustus Hill tem a ver com tudo isso?". Eu explico: Augustus Hill, interpretado pelo ator Harold Perrineau, é um dos personagens fictícios da série e, além disso, também é o narrador de todos os episódios (com exceção da última temporada, onde outros prisioneiros narram alguns episódios).
   "Por que um artigo apenas sobre Augustus Hill, e não sobre a série no geral?", você ainda deve estar se perguntando. Explico novamente: Eu gostaria muito de recomendar Oz, pois, para mim, é a melhor série de todos os tempos, porém é muito fácil vir aqui e dizer que eu gosto de Oz e apontar somente seus aspectos técnicos. O Blog é centrado na língua portuguesa, então não há nada melhor do que pensar e refletir sobre inteligentes citações.
"Havia um irmão no corredor da morte ou em algum outro lugar.  Ele foi condenado aos 16 anos.  Ele esperou outros 16 anos enquanto os tribunais e advogados discutiam o caso.  Enquanto esperava,  ele pintou um mural na parede.  Ele pintou por todos esses anos sem deixar ninguém ver a pintura.  Aos 32 anos,  quando tinha vivido mais tempo no corredor da morte do que na casa da mãe,  todas as apelações foram negadas.  Ele ia morrer.  Quando deixou a cela pela ultima vez ele finalmente revelou sua obra de arte.  Eram apenas seis palavras.  "A morte é certa,  a vida não."  No dia seguinte os guardas repintaram a parede." (Augustus Hill, Oz)
 

   Você já se pegou assistindo alguma coisa e ouviu ou leu uma frase digna de ser anotada? Eu já me peguei fazendo isso em várias coisas que eu assisto, e com Oz não foi diferente. Eu sou totalmente centrada nas partes narrativas da série e sempre me pego digitando essas narrativas no meu arquivo do Bloco de Notas.
"Eu não entendo essas esteiras.  As pessoas ficam correndo em cima de uma máquinas.  É claro que você perde alguns quilos e fortalece alguns músculos,  mas não vai a lugar nenhum.  É como ser um hamster em uma das rodas da gaiola.  Eu?  Eu não quero mais ser um hamster." (Augustus Hill, Oz)
   Como você entende essa citação? Eu entendo como uma metáfora sobre a vida. A esteira é como uma metáfora da vida, muitas das pessoas nunca conseguem chegar a lugar algum, como se estivessem andando sobre uma esteira. É como se ele estivesse dizendo: "Eu sou capaz de chegar em algum lugar. Eu não quero mais voltar ao zero."
"Supõe-se que os gatos vêem na escuridão,  mas como podemos ter certeza?  E se pudéssemos ter os olhos de um gato por uma noite?  Seriamente quereríamos ver o que está se passando?" (Augustus Hill, Oz)
   Muitas pessoas fingem não enxergar a triste realidade ao nosso redor. Essa é mais uma metáfora, existem vários pessoas e vários modos da frase ser interpretada.
"No final do dia,  a cama é o melhor amigo que você pode ter.  O colchão pode ser meio encaroçado,  as molas podem estar saltadas e a cama pode estar em algum hotel vagabundo ou em Oz,  porém a cama a cama lhe atrai te confortando e o embala até pegar no sono.  Se der sorte de ter a pessoa certa deitada ao lado não há razão para sair da cama.  Boa noite.  Durma com os anjos e cuidado com o bicho-papão." (Augustus Hill, Oz)
   Augustus tem razão, todos os problemas desaparecem quando você dorme, a cama sempre te conforta nos momentos ruins e sempre está lá para te confortar no final do dia. Essa narração não te deu um soninho?
"Muita gente acha que o mundo vai acabar na alvorada deste novo milênio.  Acham que Cristo virá outra vez e que haverá o Armagedom,  o dia do juízo final.  Ligaram tudo isso ao grande plano de Deus.  Pergunte a si mesmo:  "Deus vai saber quando foi dia 1 de Janeiro?  Seu relógio está programado para a meia-noite?  Em que fuso horário ele está?"  O homem inventou os dias,  as horas e os minutos.  O homem inventou os calendários e os relógios.  Deus tem seu próprio horário e é burrice nossa que pensar que podemos acertá-lo por ele.  Só podemos ver o tempo passar e esperar pelo melhor." (Augustus Hill, Oz)
   Cara, essa não é uma das mais importantes, mas é importante refletir falsas profecias. O ser humano inventou tudo, mas na hora das falsas profecias todos continuam achando que o mundo vai acabar, que tudo vai cair ou que Deus vai voltar. Não existe um tempo certo para nada. É apenas um fato.
"Todo mundo deseja escapar de Oz,  mas a verdade é que não existe saída.  Vamos dizer que você consegue fugir,  então você tem que correr e continuar correndo.  Passar a vida fugindo não é vida.  É melhor saber como aceitar a realidade e confrontar o que tem de melhor disso.  A medida de um homem não é onde ele vive,  mas como vive e o modo como tira o melhor de sua vida." (Augustus Hill, Oz)
   Eu não tenho palavras para dizer nada sobre essa frase, ela não tem explicação. É ler e refletir, meu amigo.
"Os peixes dourados vivem sua vida em intervalos de trinta segundos.  A cada trinta segundos,  seu pequenos cérebro esquece de como foi o ultimo minuto de sua vida.  Quando um peixe dourado está feliz,  acredita que foi feliz em toda sua vida,  pois sua vida foi apenas de trinta segundos.  Quando o peixe dourado tem fome,  acredita que teve fome por toda sua vida.  Quando o peixe dourado está morrendo,  acredita que esteve morrendo por toda sua vida.  Imaginamos que a morte é a única vida que esse peixe dourado conhecerá." (Augustus Hill, Oz)
   Essa é mais uma metáfora inteligente. Eu deixo essa com ultima reflexão. Quero que leitores comentem suas visões. O que você pensa sobre essa citação? Qual é a metáfora e significado envolvidos?
"Imagine ser lembrado por 1000 anos,  as coisas que você fez enquanto estava vivo continuam através do tempo tocando vidas de pessoas que nem nasceram.  É um sonho.  As pessoas escrevem livros,  inventam religiões,  acham curas,  tentam ser presidentes,  mas eu,  eu não quero ser um grande homem.  Eu não me importo se vou ser lembrado pelos próximos 1000 anos.  Tudo o que eu peço,  é que se nos cruzarmos na rua,  me note." (Augustus Hill, Oz)
   Eu provavelmente acho que essa postagem vai ter uma continuação, pois eu estou revendo Oz, e ontem eu terminei a 3ª temporada. Eu gostaria de colocar todas as citações do Augustus aqui, pois faltou muitas que são ótimas filosofias, mas acho que ninguém leria pelo tamanho do post. Enfim, é suficiente por hoje. Na segunda parte da postagem vou postar as citações da 4ª temporada em diante. Obrigado por lerem até aqui e até a próxima! Não se esqueçam de comentar.
Leandra Letícia

12 comentários:

  1. muito boa postagem. Era um personagem muito legal e tinha frases memoráveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Augustus era mesmo um bom personagem. Eu sinto falta de suas narrações, elas já me ajudaram muito. (:

      Excluir
  2. Poucos sabem o que é ser aconselhado pelo Augustus Hill..
    boa postagem..

    ResponderExcluir
  3. continue seu trabalho. ele é ótimo. se eu pudesse também ajudaria você. mas estou ocupado demais cuidando das minhas mediocridades cotidianas

    ResponderExcluir
  4. "Qualquer convertido que passe do comunismo para o capitalismo, ou de um pacote de seis maços de cigarro por dia para não-fumante, acaba condenando suas práticas anteriores.

    Porque se essas crenças não valiam para ele então não podem valer para ninguém mais, sua visão fica estreita, cegada pela luz, quer se transforme em hindu ou se filie ao AA, ele se torna um fanático.

    E se me perguntar, são os fanáticos que estragam o mundo, são os fanáticos que pensam que tem Deus do lado deles. O restante de nós ? Nós não precisamos de luz divina. No escuro da noite, tudo que precisamos é luz suficiente para não batermos o dedo do pé quando formos ao banheiro."

    Augutus Hill Oz.S04E10

    ResponderExcluir
  5. poxa vida onde estão as outras postagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, hahaha. Nossa, estou surpresa que alguém ainda comente nesse blog. Então, paramos de postar há muito tempo, mas tenho outros blogs paralelos.
      http://vivalacinephiliedx.blogspot.com/ que é meu atual, lá escrevo sobre cinema. (Há uma primeira versão dele, com resenhas antigas, e um sobre séries chamado Lady Doramatriarc, no qual também não escrevo mais, porém as resenhas estão todas lá)
      Obrigada por ter acompanhado o blog, abraços. :)

      Excluir
  6. Meus parabéns! Augustus Hill nunca será esquecido. Belo post.

    ResponderExcluir
  7. Cara eu vi oz 5 vezes e volta meia pego um aleatório e vejo. ..a maioria não consegue ver oz pelo preconceito"mais um filme de prisão com estereótipos" e perdem uma das mais complexas séries que existe...meu cell ta ruim,gostaria de conversar e falar mais sobre oz mas fiz esse resuminho..vlw

    ResponderExcluir
  8. pesquisando sobre os comentários de Augustus Hill encontrei um livro intitulado "OZ: Behind These Walls: The Journal of Augustus Hill". Só tem em inglês mas vale a pena. Realmente os pensamentos dele foram as melhores parte da série. Sempre profundo e ácido!

    ResponderExcluir

(: