Resenha de Filme: Medo (Janghwa, Hongryeon, 2003)

   Eu estava sem nada pra fazer nessa madrugada de quinta-feira e resolvi fazer uma resenha de um dos melhores filmes de suspense que eu já assisti.
   É uma grande raridade encontrar um filme tão bonito, tão puro, tão complexo e tão tenso quanto Janghwa, Hongryeon. O cinema coreano é grandioso em vários gêneros, mas sempre dominou no gênero terror e hoje divide seu espaço com o também excelente cinema francês.
   Janghwa, Hongryeon, conhecido como Medo no Brasil, é um filme de terror lançado em 2003 e dirigido pelo mesmo diretor de I Saw The Devil, Kim Ji-Woon. O filme é a versão original do filme americano O Mistério das Duas Irmãs.
   As irmãs Soo-Mi e Soo-Yeon, após passarem um tempo em um centro psicológico, retornam a casa de seu pai e de sua madrasta malvada. Os irritantes caprichos de Eun Joo e uma suposta alma dentro da casa podem colocar a recuperação das irmãs em risco.
   Eu assisti o remake americano antes de assistir o filme original. As pessoas sabem que eu odeio quando os americanos resolvem americanizar tudo. A americanização acontece principalmente com filmes do gênero. Eles fazem suas refilmagens péssimas de filmes excelentes e o remake ruim ainda acaba fazendo mais sucesso do que o clássico original. O remake de Janghwa, Hongryeon não foi tão ruim quanto eu pensava, acabei gostando bastante e até assisti mais de uma vez, mas quando assisti o original foi uma sensação incrível, ele acabou colocando o remake americano no chinelo.
   No ano passado eu tive a grande honra de assistir grandes filmes de terror, incluindo Janghwa, Hongryeon. Ele é um filme que está longe de ser um monte de bobagens orientais. Eu assisti ele mais de três vezes e ainda não sei se entendi bem, é um tanto complexo para a capacidade de muitas pessoas.
   As atuações são convincentes e maravilhosas, a trilha sonora é leve e o filme é tão puro, assustador, natural e sem os malditos fantasminhas com cabelo na cara. É maravilhoso!
   Eu preciso dar destaque para a madrasta interpretada pela atriz Jung-Ah Yum. Não é uma dúvida que as personagens do filme original são melhores que os do remake, mas a madrasta de Janghwa, Hongryeon é incrível. As melhores cenas são as da Eun Joo, ela consegue passar todo o desprezo pelas irmãs e isso não deixa o filme nem um pouco previsível.
   As atrizes que interpretam as irmãs também são excelentes. Elas eram bem novinhas no filme, eu fiquei bastante surpresa, elas atuam muito bem já com uma idade tão baixa. Eu ainda não tive oportunidade de assistir filmes recentes com nenhuma das duas, mas tenho certeza que elas cresceram muito em sua atuação. 
    Eu também preciso dar destaque para a fotografia. A imagem do filme é linda, não tive vontade nem de piscar assistindo. A fotografia também passa uma tensão incrível nos momentos mais sinistros e mantém com aquele tipo de tensão pelo resto do filme. O filme é lento, mas não deixa de ser super devorável, ele não te deixa entediado em nenhum momento.
   A direção também é outro ponto maravilhoso. O diretor Kim Ji-Woon me deu o privilégio de assistir também o recente I Saw The Devil, um dos melhores filmes que eu assisti em 2011. Cara, eu fico feliz que os EUA tenham reconhecido o talento do cara e escolherem ele para ser diretor de um filme americano. O próximo filme do Jae-Woon é The Last Stand com Arnold Schwarzenegger e também conta com o ator brasileiro Rodrigo Santoro. Não gosto muito do Schwarzenegger, mas eu tenho fé no Kim Ji-Woon.
   Não sei se vocês sabem, mas o filme é inspirado em uma lenda coreana da dinastia Joseon intitulado como A História de Janghwa e HongryeonOs nomes Janghwa e Hongryeon remetem aos nomes como Rosa Flor e Lotus Vermelha da história original. Os nomes das personagens Soo-Mi e Soo-Yeon também possuem o significado de Rosa e Lotus.
   É também bom ressaltar essas traduções de merda que fazem para os nomes dos filmes na nossa língua. Cara, é uma grande revolta quando Janghwa, Hongryeon se torna uma palavra de quatro letras e The Uninvited se torna um título extenso. Os caras que traduzem nomes dos filmes para o nosso idioma devem fumar muita maconha antes de fazerem esse trabalho de merda que fazem. Eu que não sou nada útil sou capaz de arrumar um título muito melhor do que esses títulos que os manos arrumam.
   Eu sou muito suspeita em recomendar, pois adoro o cinema coreano. O filme serve para todos que gostam de terror psicológico e filmes inteligente. O original é bem melhor que o remake, mas mesmo com algumas mudanças no roteiro, eu também recomendo que assistam o remake americano The Uninvited para compreender alguns pontos confusos do filme original e até tomar como uma comparação dos dois.
Leandra Letícia

Um comentário:

  1. Um dos melhores filmes do gênero terror psicológico que já assisti.

    ResponderExcluir

(: