Vírgula

   Vírgula, esse é o nome de um pequeno risquinho. É um pequeno risquinho, mas um pequeno risquinho pode pode confundir a vida de muita gente.
   A vírgula é um assunto simples e complicado ao mesmo tempo. É muito simples usar a vírgula, mas a maioria das pessoas, por não saber, usa a vírgula em qualquer lugar que achar melhor. Você não sabe utilizar a corretamente a vírgula ou tem alguma dúvida sobre ela? Calma, calma, não criemos pânico! O post de hoje, aprovado pelo Chapolin Colorado, vai ser de grande ajuda para todos os que não sabem utilizar a vírgula.
    Antes de começarmos temos que conhecer nosso inimigo, certo? A vírgula é apenas um sinal de pontuação, com total interação a gramática, para indicar pausas, listagens e isolar frases. A vírgula indica pausas, mas não pense que você deve colocar vírgula sempre que for reparar nas pausas de sua voz.

Uma simples vírgula pode alterar toda uma história.



   Então, como minhas orelhinhas já detectaram o inimigo é hora de resolver o caso. Vamos lá? 

   Quando e como eu devo ou não usar a vírgula?
- A vírgula deve ser usada para isolar termos considerados sintaticamente como acessórios.
SEM O USO DA VÍRGULA: Ele jovem bonito sorriu para mim. 
COM O USO DA VÍRGULA: Ele, jovem bonito, sorriu para mim.
EXPLICAÇÃO: Eu não precisava dizer que o jovem era bonito, então isolei a informação não necessária para dar uma pausa na mudança de ideia, ou seja, isolei o acessório no meio da frase para uma pausa. 

- A vírgula nunca deve ser usada para separar o sujeito do verbo.
ERRADO COM O USO DA VÍRGULA: Eu vi o padre, fugindo da igreja.
CORRETO COM O USO DA VÍRGULA: Eu vi o padre fugindo da igreja.
EXPLICAÇÃO: A frase está em ordem direta, então o uso da vírgula é errado e desnecessário. 

- A vírgula tem a função de separar termos que exercem a mesma função sintática, quando não vêm unidos pelas conjunções e, ou e nem.
SEM O USO DA VÍRGULA: O tempo a lua as estrelas são elementos necessários para o clima perfeito. 
COM O USO DA VÍRGULA: O tempo, a lua, as estrelas são elementos necessários para o clima perfeito. 
EXPLICAÇÃO: A vírgula pode ser usada para listar coisas, sendo também permitido colocar vírgula no lugar de e, ou e nem nas listagens.

- A vírgula, como dito no primeiro exemplo, isola o aposto ou qualquer outro elemento que exerça função explicativa. 
SEM O USO DA VÍRGULA: Amanda filha de João está doente.
COM O USO DA VÍRGULA: Amanda, filha de João, está doente.
EXPLICAÇÃO: Eu estou explicando quem é Amanda. É sempre correto usar vírgula com expressões explicativas incluindo: isto é, melhor dizendo e quero dizer. 

- A vírgula isola o vocativo.
SEM O USO DA VÍRGULA: Menino vai trabalhar.
COM O USO DA VÍRGULA: Meninovai trabalhar.
EXPLICAÇÃO: O vocativo é o termo da oração por meio do qual chamamos nosso interlocutor, portanto é sempre necessário usar a vírgula após o vocativo. 

- A vírgula isola elementos repetidos (palavras ou expressões que aparecem repetidas na sentença).
SEM O USO DA VÍRGULA: Calma calma não criemos pânico!
COM O USO DA VÍRGULACalmacalmanão criemos pânico!
EXPLICAÇÃO: É sempre correto e necessário usar a vírgula quando repetir uma palavra na mesma frase.

- A vírgula isola advérbio ou expressões adverbiais no inicio das sentenças.
SEM O USO DA VÍRGULA: Na escola a menina vai de apé.
COM O USO DA VÍRGULA: Na escolaa menina vai de apé.
EXPLICAÇÃO: A vírgula, quase sempre, deve isolar o advérbio.

- A vírgula separa, na datação de um texto escrito, o nome do lugar.
SEM O USO DA VÍRGULA: Brasil 8 de Fevereiro 2008. 
COM O USO DA VÍRGULA: Brasil8 de Fevereiro de 2008
EXPLICAÇÃO: É, nesse caso, correto separar o local da data.

- A vírgula indica a supressão de uma palavra (ou conjunto de palavras).
SEM O USO DA VÍRGULA: Eu comi bolo no aniversário Carol não.
COM O USO DA VÍRGULA: Eu comi bolo no aniversário; Carolnão.
EXPLICAÇÃO: A vírgula é usada como suspensão do verbo.

- As conjugações pois, porém, no entanto, portanto, porque e contudo quando vir depois do verbo, devem ser separados por vírgula. 
SEM O USO DA VÍRGULAEu terminei tudo correndo pois estava com pressa.
COM O USO DA VÍRGULA: Eu terminei tudo correndo, pois estava com pressa.
EXPLICAÇÃO: A vírgula antes das conjugações que se referem a "porque" representam situações explicativas.
DICA: Quando não souber quando usar vírgula em conjugações ocultas pense como se tivesse uma conjugação. Ex: Ele nunca mais me viu, pois estava zangado por causa dos meus atos irresponsáveis.

- Usasse vírgula antes de mas.
SEM O USO DA VÍRGULAEu nunca li mas também não tenho vontade.
COM O USO DA VÍRGULA: Eu nunca li, mas também não tenho vontade.
EXPLICAÇÃO: Usasse vírgula antes de mas que introduz uma oração adversativa, com sentido oposto ao da oração anterior.

   Espero que tenham gostado e aprendido um pouco sobre a vírgula com essa postagem. Até a próxima postagem! (:
Leandra Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(: