Rap

   Hoje eu resolvi fazer uma postagem em série. São três postagem seguidas, uma explicando o que é Rap, a outra falando de Metal e a outra sobre o Rap Metal.
   Metal sempre foi meu gênero favorito, mas teve um tempo que eu descobri que o Rap também era. Os dois são gêneros completamente distinto, mas ao mesmo tempo possuem muitas coisas em comum, como os vocais confiantes, as músicas agressivas e a maioria dos temas como desigualdade social.
   Rap é um gênero musical que surgiu no final do século XX nos Estados Unidos. O Rap é um gênero gerado do Hip Hop, mas eles são totalmente diferentes um do outro, pois o Hip Hop é algo mais animado e o Rap é algo mais agressivo. A origem do Rap veio da Jamaica na década de 1960 no tempo que surgiram os sistemas de som.
   Na internet, a palavra Rap é o neologismo popular do acrônimo Rhyme And Poetry. Rap, na música, é a improvisação poética de uma batida no tempo rápido e freqüente. O Rap também tem uma similaridade distinta com a Música Celta, já comentada em um outro post do blog, onde se formam duelos com rimas.
   O Freestyle é um estilo onde os cantores improvisam as rimas em tempo real. O Freestyle é geralmente usado em batalhas de rimas.

-   Gangsta Rap
   O Gangsta Rap é meu estilo preferido de Rap, pois é o Rap mundano, ele fala sobre a violência, problemas sociais e não é uma coisa borring de se ouvir. O grupo que fez o Gangsta Rap se tornar conhecido no mundo todo foi o N.W.A, eles falavam sobre os problemas das comunidades, sobre as rixas do gueto, sobre o tráfico de drogas e sobre a violência mundana nos nos EUA.
   O Rap Gângster surgiu em 1980 nos Estados Unidos. As letras brutas do Gangsta Rap ganharam a mídia mundial.
   Um dos maiores nomes do Gangsta Rap foi Tupac Shakur. Ele foi um grande ativista social. A maioria de suas músicas falam sobre racismo, miséria e violência. Ele foi nomeado por críticos como o maior Rapper de todos os tempos.  
   Cara, eu confesso que só conhecia o Tupac de vista. Eu fui me interessar pelo seu trabalho após assistir o filme Tupac: Resurrection. Ele ganhou meu respeito, pois cresceu no gueto, mas nunca deixou de aprender e nem de defender os direitos de seu povo. O que mais me chamou atenção é que ele era humano, ele fazia merda, ele era julgado pelos outros pelas coisas ruins que fazia, mas ele sempre fez as coisas de sua maneira e nem se importou, pois fez tudo o que tinha que fazer e no final de tudo acabou se tornando uma lenda. O documentário é muito bom, curti pra caramba toda aquela coisa do movimento Thug Life.   
   Eu estava pensativa sobre qual música eu colocava aqui, pois tem músicas do 2Pac que são ótimas e enxergam o futuro. Eu pensei em colocar 16 On Death Row, pois a letra é uma coisa incrível, mas aí eu achei melhor ir no Yahoo Answers e ver o que o povo geral achava. Bem, vi que a maioria gostava de Changes e Thug Luv, mas só vou postar Changes, pois sei que foi o 2Pac que compôs a música. Eu não sei se vocês sabem, mas eu não apoio letras escritas por compositores separados, porque acho que acho que é certo e respeitoso com os fãs quando o artista compõe a própria música e coloca tudo de si em um trabalho. Uma das coisas que eu gosto do 2Pac, ele participou das criações e composições de todas as suas músicas.
   A letra é meio grande, mas vale muito a pena ler.

2PAC - Changes
Vamos lá, vamos lá
Eu não vejo mudanças
Acordo de manhã e me pergunto: A vida é valiosa? Eu devo me matar?
Eu estou cansado de ser pobre e até pior, eu sou preto
Meu estômago ronca, então eu procuro uma bolsa para roubar
Os tiras dão a mínima para um negro?
Ele puxa o gatilho, mata um negro, ele é um herói
Dar crack para as crianças, quem se importa? Menos uma boca faminta para a assistência social
Primeiro jogam elas no tráfico e deixam-nas negociarem os irmãos
Dão armas, para eles darem um passo pra trás, e assistem eles se matarem
"É hora de reagir", como Huey disse
Foram dois tiros no escuro, agora Huey está morto
Eu tenho amor pelo meu irmão, mas nós nunca podemos ir a lugar nenhum

Compartilhemo-nos uns com os outros. Nós temos que começar a fazer mudanças
Aprender a me ver como um irmão, em vez de dois estranhos distantes
É assim que deve ser
O diabo pode levar um irmão se ele está unido a mim?

Eu adoraria voltar ao tempo em que éramos crianças, mas as coisas mudam, esse é o caminho.

Vamos lá, vamos lá
Esse é apenas do jeito que é
As coisas nunca mais serão as mesmas
Esse é o caminho

Eu não vejo mudanças
Tudo que eu vejo são rostos racistas, ódio desenfreado que traz desgraça pras raças, temos abrigo
Eu me pergunto o que é preciso para tornar este um lugar melhor...
Vamos apagar os vestígios
Tirar o demônio das pessoas, elas vão agir certo

Tanto os pretos quanto os brancos estão fumando crack esta noite
A única vez em que nos esquentamos é quando nos matamos uns aos outros
É preciso ter habilidade, se tornar real, tempo para amenizarmos uns com os outros
Embora isso pareça o paraíso, nós ainda não estamos prontos para ter um Presidente negro
Não é nenhum segredo não conciliar os fatos...
A penitenciária está lotada, está cheia de pretos
Algumas coisas nunca mudam
Tento mostrar outro caminho, mas você continua no jogo das drogas
Me diga o que uma mãe faz?
Sendo verdadeira e não apelar para o irmão em você
Você seguiu o caminho fácil
"Eu ganhei mil hoje", mas você fez pelo caminho sujo
Vendendo crack para as crianças. "Eu fui pago"
Esse é o caminho?

Nós temos que iniciar uma mudança...
É hora de nós, como pessoas, começarmos fazendo algumas mudanças
Vamos mudar o jeito que nós comemos, vamos mudar o jeito que vivemos
Vamos mudar o jeito que nos tratamos uns aos outros
Você vê que o velho caminho não funcionou, então cabe a nós fazermos

É o que temos que fazer pra sobreviver

Eu ainda não vejo mudanças
Um irmão não pode ter um pouco de paz?
É guerra nas ruas e guerra no meio Leste
Em vez de guerra contra a pobreza, eles fazem guerra pelas drogas, então a polícia pode me incomodar
Eu nunca cometi um crime, eu ainda não tive que cometer
Eu estou de volta com os pretos, devolvendo para você
Não deixe eles te chamarem de macaco, fazerem você recuar, tirar você do sério e um cafetão te espancar
Você tem que aprender a ser você mesmo
Eles têm inveja quando te veem com seu celular
Fale aos tiras que eles não podem tocá-lo
Eu não confio neles, quando eles tentam empurrar eu perto deles

Esse é o som do meu brinquedo
Você diz que isso ainda não é legal
Minha mãe não criou nenhum otário
Enquanto eu for preto, eu tenho que ficar ligado
Nunca descansar
Eu sempre tenho que me preocupar com as vinganças
Algum cara que eu dei uma dura há algum tempo atrás... Estou de volta
Depois de todos estes anos
É o caminho...

Algumas coisas nunca mudam.

   Espero que gostem desse resumo sobre Rap. A próxima postagem da série vai ser sobre o Metal e a próxima vai ser, finalmente, sobre Rap Metal. 
Leandra Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(: