Alguns dizem que o dia tem o nome de um bispo chamado Valentim, residente do Império Romano há muito tempo atrás. Claudius II era o Imperador da época. Ele achava que os homens solteiros eram melhores soldados, então decidiu instituir uma lei que dizia que os homens jovens não podiam se casar.Valentim teve pena desses soldados que não tinham a permissão para se casar ou ver suas amadas.
Valentim se converteu em um defensor destes jovens amantes e começou a realizar casamentos secretos, mas foi logo descoberto e preso. O Imperador Claudius II tentou converter Valentim a começar a adorar os deuses romanos, mas ele se recusou. Em vez disso, ele tentou converter Claudius ao cristianismo e Valentim foi condenado a ser executado em 24 de fevereiro, 270.
Após a sua morte, Valentim se tornou o que é conhecido como o "Padroeiro". Alguns o consideravam o líder espiritual de um festival anual em que jovens romanos iam distribuir cartões de carinho por aquelas a quem desejavam ver formalmente. Este festival era realizado no dia 14 de fevereiro. No Brasil, esta data é celebrada no dia 12 de junho. Mas por que apenas no Brasil a data muda?
Tudo começou em 1949, em São Paulo, quando o publicitário João Dório trouxe a ideia do exterior como uma possível tentativa para melhorar as vendas de junho - que na época era o mês mais fraco para o comércio. Com o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo, Dório istituiu a data com o slogan: "Não é só de beijos que se prova o amor". Para a felicidade geral dos comerciantes a moda pegou e desde então, o dia 12 de junho, tornou-se o Dia dos Namorados no Brasil.
Até a próxima e feliz dia dos Namorados!
Thayná Amaral
Thayná Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
(: