Resenha de TWdrama: Autumn's Concerto (2009)

   Hoje eu estou aqui para fazer uma resenha sobre um drama que foi muito especial pra mim. Eu espero que não se irrite com o tamanho da postagem, pois eu não tenho poucas palavras para falar de algo tão grandioso quanto Autumn’s Concerto, então eu estou muitíssimo disposta a gastar todas as palavras que eu tenho para a resenha. Desculpem-me pela postagem gigantesca, eu me animei demais escrevendo esse post.
   Autumn’s Concerto ou Next Stop, Happines é um drama taiwanês (Taiwan, República da China) dirigido pela diretora e roteirista Chen Hui Ling. O drama tem ao todo 21 episódios que foram transmitidos pelos canais TTV e SETTV no ano de 2009.
   O drama gira em torno de Ren Guang Xi, um arrogante e mulherengo estudante de Direito. Sua vida não tem alegria e motivação até conhecer Liang Mu Cheng, uma jovem trabalhadora que tem uma vida sofrida vivendo ao lado da tia. O casal fica junto e tem seu momento de felicidade após passar por cima de alguns obstáculos, mas tudo para de se parecer como uma boa coisa quando Guang Xi descobre que tem um tumor no cérebro que pode leva-lo a perda de memória. Mu Cheng está disposta a ficado do seu lado em qualquer situação, mas por causa de chantagens da mãe de Guang Xi ela o abandona sem saber que está grávida.
   Após seis anos que deixou Guang Xi, ela vive uma vida bastante tranquila com seu filho em um povoado desconhecido. Guang Xi, se tornou um advogado de sucesso e anos depois se propõe a dedicar-se ao caso do povoado após agredir um cliente. Ele só não esperava recuperar suas memórias nesse caso que pode redefinir toda sua vida.
   Eu pensei que Autumn's fosse um drama tailandês. Eu não sei se iria assistir se ficasse sabendo que é um drama Chinês, mas se eu não assistisse ia perder um dos melhores dramas que eu já vi.
   No princípio eu estava arriscando uma coisa diferente, então eu estava achando uma coisa seca demais e triste demais, quase não tocava a trilha sonora maravilhosa do drama (que também é triste) e eu estava achando totalmente estranho. Isso ocorre apenas nos primeiros episódios, depois o drama vai se soltando (sem deixar de ser triste) e a trilha sonora também começa a aparecer aos poucos.
   Eu esperava por cada episódio e sempre que saia eu ia correndo assisti, como ele não estava pronto e só saia episódios em dias indeterminados, eu só fui terminar o drama na madrugada de Ano Novo, não foi o Ano Novo mais social que eu já tive, mas Autumn's aqueceu meu coração naquele dia.
   O drama tem uma fotografia muito boa, uma trilha sonora linda, o casal combinava de um jeito mágico e cada fim de episódio deixava aquele gostinho de curiosidade para o próximo.
   Eu só tenho que reclamar do buraco triste no meu coração. Existiram lágrimas pra chorar do começo ao fim, meus olhos até secaram de tanto chorar.
   Os personagens foram muito bons. Eu não gostei do Guang Xi no começo, mas depois eu fui pegando uma simpatia por ele e até fiquei triste com o jeito que ele foi descobrindo seu passado e de como foi enganado e abandonado por todas as pessoas que amava. Eu gostei do modo que o Tue Ye apoiava a Mu Cheng em tudo (e adorei o fato deles se conhecerem por causa de tampinhas de Coca-Cola), mas eu ficava com dó dele sendo jogado sempre para o lado do escanteio. Morri de dó da Yi Quian, ela ensinou o Guang Xi viver de novo e quando ele descobriu tudo nem se prestou em agradecer. O Xiao Lee é uma graça de criança, não tem como não ficar encantada com uma criança que te chama de  tia do biscoito, ele é uma fofura.
   Sendo sincera, Yi Quian é uma dos quatro personagens principais, mas eu achei muito errado ela desaparecer no meio do drama ser citada apenas no final como uma simples capa de revista. Lamentável.
   Cara, eu achei que o povo da vila Hua é pior que os manos no final daquela novela da Globo que o povo termina comendo feijoada no final. Eles são muito escandalosos, detestava quando eles apareciam, porque eu tinha que abaixar o som no máximo ou eles explodiam minhas caixas de som. A mãe do Tue Ye é a que mais grita, ela tem uma incrível cara de barraqueira.
   Enfim, eu já li muitas críticas dizendo que a Ady An era para ser a representação de uma mulher forte, mas que ela fica meio apagada por ser magrinha. Eu li em um site que diz que ela tem uma doença que a impede de engordar, isso não impediu que ela fizesse o seu papel espetacularmente bem.
   Sempre vejo as pessoas que assistiram o drama falando também que acharam ela sem sal. Cara, eu mesma já cheguei a comparar ela com a Kristen Stewart (e até hoje estou pedindo desculpas para a imagem da Ady). As outras pessoas não sabem e eu também não sabia que a Ady estava interpretando espetacularmente bem. Ela não é sem sal, mas a Mu Cheng é. E como você sabe disso? Após assistir AC eu tive um surto psicótico, comecei a procurar todos os vídeos das filmagens que encontrasse no Youtube. Ela é totalmente diferente fora da cena.
   O Vanness Wu também atuou muito bem. A cena em que o Guang Xi é abandonado pela Mu Cheng conseguiu me partir o coração e quando ele descobriu toda a verdade foi uma cena que passou toda a tensão que deveria passar.
   Após Autumn's a Ady protagonizou um clipe do Vanness chamado Aiya. É um clipe super amor e tem até alguns aspectos inspirados em Autumn's.
   Eu também dou todo meu destaque para Linda Liu. Eu odiei a megera do drama até a metade, mas eu gostei tanto da atriz que até me sentia culpada por odiar a personagem dela.
   Eu não sei como a diretora Cheng não ganhou nenhum prêmio de direção por Autumn’s. Na verdade, eu não confio mais nessas premiações desde que a Helena perdeu para a Melissa Leo no Oscar, então eu posso aceitar que ignoraram um drama de altíssima qualidade. Autumn's bateu recorde de audiência lá em Taiwan, eu acho que deveria ter ganhado pelo menos um prêmio popular.
   Eu tenho uma teoria sobre Autumn's ter 21 episódios: O número três representa a união de duas pessoas que gera mais uma. Eu me baseei na citação de Johnny Depp, meu ídolo, para somar separadamente o número de episódios, pois os dramas comuns costumam ter apenas 20 episódios. 2 + 1 = 3. Será que essa teoria cabe mesmo no caso de AC?
   Eu li que exibiram Autumn’s nas Filipinas e agora estão exibindo no Havaí. Nas Filipinas, trocaram o nome da série para I Love You So, mudaram os nomes dos personagens para uma versão americanizada e a música de abertura de Della Ding foi mudada para uma música de uma cantora filipina chamada Toni Gonzaga. Eu acho um desperdício mudar uma coisa que é prefeita. Acho que isso só seria aceitável em caso de regravação. É uma coisa tentarem americanizar tudo o que encontram pela frente. Concordam?
   Eu não vou dizer mais nenhuma palavra, só vou usar meu cérebro para indicar na próxima linha.
   Indico Autumn’s Concerto para todas as pessoas, pois é muito bonito, com ótimos atores e eu garanto que vocês vão chorar gostar muito.
   Juro que postarei resenhas menores na próxima vez. Até a próxima postagem mais curta e esperem por mim!
Leandra Letícia

10 comentários:

  1. Leandra, fiquei com vontade de assistir!!!Vc me convenceu :), sua resenha foi poderosa rsrsrrs.Como faço para conseguir?Parabénss, ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autumn's é realmente ótimo ^^
      Eu baixei pelo fórum do Why Why Dramas: http://whywhydramasfansub.forumeiros.com/ (Tem que se cadastrar para baixar).

      Excluir
  2. O drama tem 34 episódios, não 21

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria muito de saber o nome do xiao le na vida real

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se Leandra Letícia vai ler esse comentário depois de 7 anos da postagem, mas obrigada pela "postagem gigantesca". Me senti representada. Falar de Concerto de Outono só é possível assim. Por vezes, durante os episódios, chegava a sentir como se tivesse lendo um livro, daqueles perfeitos de 950 folhas. Um dos dramas mais avassaladores que assisti na vida. Meu coração ficou aquecido. E aprendi inúmeras lições com o sofrimento de cada personagem. Acho que, depois de assistir o drama, tudo que a gente quer na vida, do nosso lado pra sempre, é alguém como Guang Xi (o verdadeiro, sem influência da mãe). Nunca vi tamanha fidelidade e honestidade em um personagem. Lamento só ter conseguido ver esse drama 10 anos depois do seu lançamento. Mas agradeço pela oportunidade que tive. Costumo dizer às amigas dorameiras que só gosto de assistir doramas/dramas que trazem lições pra vida da gente. Esse é um. Tão intenso como ele, até agora (e pra mim), só o drama Mother (Call me Mother, 2018).

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Eu estou na metade do drama, e ja chorei bicas.... estou amando. Tem outro com criança fofa assim que é vem vindo a vida 1 e o 2, pensa no drama. Amei do começo ao fim. Sua resenha esta ot
    ima obrigada

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela resenha só agora encontrei essa raridade estou amando ...trama muito bom

    ResponderExcluir
  8. Chorando litros aki com Concerto de Outono ...Genteeeee , q atuação magistral de Vaness Wu!!!Impactada com essa história!!!Maravilhosaaaa!!!👏👏👏👏👏👏💕💕💕💕💕

    ResponderExcluir

(: