Música Celta

   Música Celta é coisa de velho? Só na época da avó! 
   O termo música celta é referente aos populares estilos da Irlanda, Escócia, Galiza e Bretanha. O estilo tem se expandido por grande parte do Mundo.
   O universo céltico chegou aos Estados Unidos em 1960. Hoje podemos encontrar a música céltica mesmo no outro lado do mundo. 
   A música celta é caracterizada pelo ritmo incansável das danças e pelos instrumentos envolventes. 
   Os instrumentos utilizados pelos músicos são antigos e atuais. Utilizam a flauta, violino, harpa, concertina bodhrán. "O que é bordhrám?", você deve estar se perguntando. Eu explico: O bordhrám é um instrumento irlandês de percussão que se parece com um tamborim.  

-   Loituma:
   Loituma é um jovem quarteto finlandês que mistura músicas tradicionais finlandesas com uma série de sons da arpa finlandesa.
   A primeira apresentação do Loituma foi realizada em 1989. O quarteto tinha outro nome, foi escolhido e formado no departamento da música popular da "Academia de Sibelius".
   Uma das coisas mais importantes da arte de Loituma é a utilização de um popular instrumento finlandês chamado kântele, que é utilizado de maneiras variadas em suas gravações.
   O Loituma, canta não só música regional finlandesa, mas também canções tradicionais bávaras, célticas, nórdicas e outras variações folclóricas.
   A música mais conhecida de Loituma é Ievan Polkka que é conhecida na internet como música infinita.


-   Akiko Shikata:
   Akiko Shikata é uma popular cantora e compositora da música celta japonesa. Ela é conhecida por escrever músicas para jogos e animes.
   Ela, muito cedo, aprendeu a cantar e tocar piano. Suas músicas únicas e diferentes se tornaram bastante complexas conforme os anos se passaram. Em apenas uma canção dela podem haver 200 faixas vocais diferentes. 
  Shikata lançou cinco álbuns em duas grandes gravadoras. Seu álbum mais popular é o chamado de Harmonia. 


-   Loreena McKennitt
   Loreena McKennitt é uma cantora, compositora e harpista canadense. Ela é mais conhecida por seu timbre soprano.
   Loreena é descendente de irlandeses e escoceses. Ela, ainda jovem, se interessou pela música e começou a estudar piano e canto.
   A mistura de suas músicas se baseia a música celta com elementos da música oriental, introduzindo pequenos aspectos eruditos com elementos folclóricos.
   Loreena lançou onze álbuns. Ela recebeu um disco de platina no Canadá pelo álbum The Visit.

   Eu recomendo o CD  Things of Beauty do Loituma, pois ele tem um arranjo maravilhoso e as músicas são relaxantes e meditativas. O Harmonia da Akiko também tem ótimos arranjos e músicas muito diferentes das que estamos acostumadas a escuta. 
   O post de hoje foi um pequeno resumo sobre a música celta e algumas recomendações. Espero que tenham gostado e até a próxima! (:
Leandra Letícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(: